Adelino de Sousa Maia

Nasceu em 14 Mar. 1865, em Santo António dos Olivais, Coimbra, filho de Adelino Ferreira Maia e de Maria das Dores Sousa Maia.

O bem-estar da família de onde provém fica patente, por exemplo, no considerável número de fotos que existem da infância de Adelino, e que o representam como um adulto em miniatura, e sobretudo esta dos seus sete anos, tirada em Lisboa, um "dandy" elegante com o seu chapéu de coco e pequena bengala. Ainda hoje existem na família esta e outra bengala de criança que eram do seu uso.

Toda a vida teve convicções republicanas, influência talvez do grande amigo Dr. António José d'Almeida, só um ano mais novo do que ele, não se lhe conhecendo, contudo, actividade política, a não ser ter sido sócio do Centro Republicano Evolucionista de Coimbra. Funcionário público, foi chefe da Contabilidade da Direcção das Obras Públicas de Coimbra e agente da Companhia de Seguros "A Nacional". Dava-se com directores do Jardim Botânico da Universidade, daí a introdução de algumas espécies exóticas na Quinta, por exemplo, os primeiros eucaliptos australianos que se viram na região, infelizmente plantados directamente sobre a Mina de água e que a secaram completamente.